Escondidinho de Tomates Secos com Nozes

Purê:
Ingredientes
– 5 batatas médias
– 1 colher de óleo de amendoim (ou o da sua preferência)
– 1 litro de água
– sal a gosto 

Modo de fazer
Coloque a água para ferver em uma panela grande. Acrescente o óleo e o sal e misture. Descasque as batatas, corte em pedaços pequenos e leve para cozinhar na água fervendo. Deixe cozinhando por cerca de 20 minutos e verifique com um garfo se a batata já está pronta – quando você fincar o garfo e a batata estiver bem molinha, retire do fogo, coloque em uma bacia retirando a água e amasse bem para fazer o purê. Prove um pouco para ver se está com sal suficiente para você. Se não estiver, acrescente mais sal e misture bem. O purê deve ficar bem macio, se necessário, acrescente um pouco mais de água. Reserve.

Recheio:
Ingredientes
– 1/2 xícara de tomates secos
– 1/3 xícara de nozes picadas
– 1 tomate italiano
– 1 dente de alho
– 1 cebola media
– 1 colher de sopa de óleo

Modo de fazer
Corte o alho e a cebola em pedaços bem pequenos e leve ao fogo com o óleo.  Pique o tomate e o tomate seco. Quando o alho e a cebola estiverem dourados, acrescente as nozes e frite até ela soltar um cheiro leve (mais ou menos 30 segundos – cuidado para não queimar) e adicione o tomate.  Deixe o tomate fritar até desmanchar um pouco e acrescente o tomate seco. Misture bem e deixe “curtindo” por cerca de 15 minutos, mexendo de vez em quando. Quando estiver numa textura grossa, retire do fogo e reserve.

Montando:
Coloque o purê de batata numa canelada refratária (eu uso de 10cm e dá 4 porções) moldando de forma que fique espaço para o recheio – espalhe pelas laterais e fundo. Adicione o recheio e cubra com mais purê – pode passar um pouquinho da borda. Leve ao forno pré-aquecido por 30 minutos. Eu usei levedo de cerveja para polvilhar, mas também fica uma delícia com castanha de caju ralada. Retire do forno e cuidado para não se queimar , o recheio fica super quente e uma delícia!

2 responses to “Escondidinho de Tomates Secos com Nozes

  1. Usei a ideia para fazer um escondidinho de berinjela e ficou ótimo! Como não tinha castanha de caju, fiz com castanha-do-pará para polvinhar em cima e ficou muito bom. Achei ótima essa ideia das castanhas para polvilhar e gratinar. Nunca tinha pensado nisso antes. Quando tiver tomate seco, vou experimentar seu recheio. Valeu pela dica!

  2. Muito bomdelicia demais isso. Parabens!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s